O objetivo do blog é divulgar os dispositivos alternativos na rede de Saúde Mental e propagar a ideia da luta antimanicomial. A partir da democratização da psiquiatria, os profissionais de saúde mental visam trabalhar de forma interdisciplinar no âmbito do novo contexto da psiquiatria renovada.

domingo, 25 de abril de 2010

Outras histórias da psiquiatria (Diário de Campo - Residência Terapêutica em Niterói)


Assim que cheguei à casa fui apresentada aos moradores da Residência Terapêutica.  Quase todos estavam presentes, era bem cedo e surpriendi-me com uma recepção muito boa. No início, não sabia como abordá-los. Ás vezes sentia-me deslocada por não saber o que dizer. Então pensei logo de início acompanhá-los  durante as refeições. Deu certo (risos) as conversas que surgiam eram as mais imprevisíveis, aos poucos, eles ficavam mais à vontade em compartilhar as histórias de suas vidas comigo. 

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Abrasme: resposta ao jornal Folha de São Paulo

 No dia 12/04/2009, foi publicado no Jornal Folha de São Paulo artigo do escritor Ferreira Gullar intitulado "Uma lei errada: campanha contra a internação de doentes mentais é uma forma de demagogia".O autor critica o processo de desinstitucionalização no Brasil e cita como um desastre o movimento antimanicomial em Bolonha, na Itália.

Surpreende o baixo nível utilizado pela autor até com xingamentos. Chama de "cretino" o Deputado Paulo Delgado e declara a Lei da Reforma Psiquiátrica (Lei 10.216/01) como um processo imbecíl, um erro. Vindo do Jornal Folha de São Paulo, há de desconfiar se é apenas uma ignorância por parte do autor ou mais uma manipulação do conteúdo jornalística atendendo interesses escusos.


Segue o artigo abaxo: 


sexta-feira, 9 de abril de 2010

Trabalho: prazer ou sofrimento?

No cotidiano, o trabalhador engolido pela labuta, rotinas e modelos, nem ao menos percebe que está sendo capturado pelos resultados de processos mais globais da sociedade como a instantaneidade, a velocidade, a multiplicidade, a visibilidade e a serialidade.

Acelerado, fatigado, consumista, sem tempo para refletir, na luta contra o relógio, com compromissos múltiplos e simultâneos, cada trabalhador com sua história de vida e sua forma de ser, vivencia sua própria experiência de trabalhar.

terça-feira, 6 de abril de 2010

FILME: A ilha do medo (Shutter Island)

Está em cartaz o filme A ilha do medo. A história se passa em 1954 e começa com a chegada dos detetives Teddy Daniels  (Leonardo DiCaprio) e Chuck Aule (Mark Ruffalo) na Shutter Island, onde se encontra o inescapável Hospital Psiquiátrico Ashecliffe, um manicômio destinado unicamente para doentes mentais que cometeram crimes graves, em sua maioria assassinatos. A dupla de investigadores está incumbida de solucionar um estranho, e aparentemente impossível, desaparecimento de um desses pacientes. Em meio a muita burocracia imposta pelos manda-chuvas da instituição e uma forte tempestade que castiga o local, os rumos da operação tomam caminhos tortuosos, revelando que as aparências quase sempre enganam.

sábado, 3 de abril de 2010

Serviço Social e Saúde Mental. Parte 3

Dando continuidade ao texto Serviço Social e Saúde Mental segue abaixo a terceira parte da tese de Doutorado do Professor José Augusto Bisnetto. Para acompanhar a parte 1 CLIQUE AQUI e a parte 2 CLIQUE AQUI.

Na psiquiatria renovada a ruptura do convívio social se constitui como parte do problema do usuário, e não apenas efeito colateral do seu problema, como pensa a psiquiatria tradicional. Na nova psiquiatria, de forma duplamente justificada,a atuação do Serviço Social se dá como

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Serviço Social e Saúde Mental. Parte 2


 Segue a continuidade do texto Serviço Social e Saúde Mental extraído do livro do professor da ESS/UFRJ José Augusto Bisnetto. Para quem não acompanhou a primeira parte CLIQUE AQUI.

Raramente o Serviço Social intervém em problemas sociais do usuário quando estes  não apresentam relações diretas com o tratamento psiquiátrico ou com reabilitação psicossocial. Em nossa pesquisa constatamos que o Serviço Social, quando possui os recursos necessários (tempo, verba, local etc.), contempla esses "outros problemas”, não por demanda do usuário ou das diretrizes de sua própria profissão. Afortunadamente, novos rumos da psiquiatria reformada apontam para a junção da assistência psiquiátrica com a assistência social.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

A indústria da loucura

Hoje segue um ótimo texto do médico psiquiatra Julius Martins Teixeira, que por vários anos presidiu a Associação dos Fincionários da Colônia Juliano Moureira. Em texto publicado no site A Nova Democracia, o médico denuncia a loucura a serviço dos poderosos e lançará um livro sobre o aspecto da reforma psiquiátrica no Brasil cujo título será Reforma Psiquiátrica e Neoliberalismo.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails